top of page

O Poço do Visconde

O Poço do Visconde é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e foi publicado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo Geologia para crianças, e foi ilustrada pelo cartunista Belmonte. Sua publicação sofreu críticas, visto que o livro afirma que havia petróleo no Brasil enquanto que os técnicos do governo diziam que o Brasil não tinha nem poderia ter petróleo. "As afirmativas de Visconde não passavam de heresia".

O Visconde de Sabugosa descobriu entre os livros de Dona Benta um tratado de Geologia e pôs-se a estudar essa ciência - a história da terra, não da terra-mundo, mas a terra-terra, da terra-chão. Já que o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo estava pensando em escavar um poço de petróleo por lá, ninguém melhor que o Visconde para ensinar-lhes os mistérios da Geologia.


O livro foi feito para explicar de forma lúdica o petróleo como sendo um recurso finito, e a sua importância para a humanidade. Trata da movimentação da “Companhia Donabentense de Petróleo” para perfurar o poço Caraminguá nº 1 no Sítio do Picapau Amarelo, evento que levaria a uma onda de perfurações ao redor do Brasil por empresas a fim de descobrir petróleo.

Lobato, que não tinha conseguido encontrar petróleo na vida real, com a plataforma da sua literatura infanto-juvenil levou o Visconde de Sabugosa, e todos os personagens que habitavam o Sítio do Picapau Amarelo a provar sua "descoberta virtual". Na sua imaginação, “aconteceu então um fato espantoso. O Brasil, que não tinha petróleo, que estava oficialmente proibido de ter petróleo, passou a ser o maior produtor de petróleo do mundo”. Durante a história, é clara também a sua visão da influência negativa estrangeira, através da figura de agentes secretos do truste norte-americano, que estariam encarregados de espalhar descrença na população brasileira para que ninguém se mobilizasse, e o Brasil ficasse eternamente a importar petróleo e a vender café.


Ficou curioso para saber como essa história termina?

Você pode fazer o download do livro aqui.


Recent Posts

Arquivos

Procurar por Tags
Nenhum tag.
PIBID na Rede
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page